Arte do Movimento
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO – RJ
Líderes: Profª. Drª. Maria Enamar Ramos Neherer Bento e Profª. Drª. Nara Waldemar Keiserman

Com linhas de pesquisa em dança e teatro, propõe-se a pesquisar técnicas e tipos de dança que sejam importantes para a formação do ator, desenvolver metodologias do ensino do teatro de caráter lúdico e pesquisar dramaturgia corporal.

Corpo, Cultura e Ludicidade

Universidade Estadual de Maringá – UEM – PR
Líderes: Profª. Drª. Larissa Michelle Lara e Profª Drª Ieda Parra Barbosa Rinaldi

O Grupo integra o Núcleo de Pedagogia da Educação Física da Universidade Estadual de Maringá -DEF/UEM. Surge em 2004 a partir das produções coletivas realizadas por pesquisadores, que envolvem temáticas como: universo lúdico da cultura do corpo, mercantilização do corpo infantil, história da infância, dimensões sócio-culturais do lazer, sentido ético-estético do corpo, expressões individuais e coletivas de grupos de pessoas com deficiência, manifestações dançantes da cultura popular brasileira, manifestações gímnicas e relações com a Educação Física.

Dança: Estética e Educação
Universidade Estadual Paulista – UNESP – SP
Líder: Profª. Drª. Kathya Maria Ayres de Godoy

O grupo de pesquisa Dança: Estética e Educação foi criado em 2006 pela Profª Drª Kathya Godoy (UNESP/IA) com intuito de reunir pesquisadores, alunos, mestres e doutores para discutir projetos e ações na área de Dança. O vínculo institucional do grupo é com o Programa de Pós-graduação em Artes do Instituto de Artes da Unesp/SP, na área de concentração de Artes Cênicas, na linha de pesquisa Teoria, Prática, História e Ensino da Arte. O foco do grupo é entender que toda relação estética estabelece também uma relação de ensino e aprendizado. A finalidade das pesquisas é problematizar tais relações. O grupo desenvolve projetos coletivos e discute os projetos individuais dos participantes. Como projetos coletivos destacamos o IAdança – Grupo de Dança do Instituto de Artes da Unesp que tem como objetivo pesquisar o processo criativo em dança contemporânea e divulgar essa pesquisa por meio da publicação de trabalhos científicos e das apresentações da produção coreográfica do grupo; e o projeto artístico educativo de formação continuada de professores (Ensino Infantil e Fundamental) da rede pública de Jundiaí na área de Arte nas linguagens de dança e música. O grupo elaborou, aplicou e produziu todo o material pedagógico da capacitação. Semanalmente os pesquisadores são convidados a produzir conhecimento na área.

O grupo ainda organizou o II UNIDANÇA – Encontro de Dança entre as Universidades Paulistas (2006) que discutiu o tema: a dança contemporânea e a contemporaneidade na dança. Esse ano (2007) o grupo preparou o ENGRUPE DANÇA – Encontro Nacional entre os Grupos de Pesquisa em Dança no qual pretende discutir a produção das pesquisas multidisciplinares em dança no país. E-mail de contato: dancaeducest [at] yahoo [dot] com [dot] br.

Interartes: Processos e Sistemas Interartísticos e Estudos da Performance
Universidade Federal de Goiás – UFG – GO
Líderes: Prof. Dr. Marcio Pizarro Noronha e Profª Drª Isabella Vieira de Bem

O Grupo produz estudos teóricos em interartes/interfaces, do duplo ponto de vista clássico (diferença, linguagens, territórios e fronteiras) e romântico (obra de arte total, kitsch, fusão, unidade), enfatizando os experimentos que fazem interagir corpo, som, imagem e palavra, com desdobramentos nas abordagens de estudos de performance e narratividade, fala, música e escritura. Objetos de pesquisa e produção em videoarte, videoperformance, videodança, vídeo experimental e vídeo documental.

LABORARTE - Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – SP
Líderes: Profª. Drª. Márcia Maria Strazzacappa Hernandez e Profª Drª Eliana Ayob

O Laborarte desenvolve estudos e reflexões sobre as relações entre arte, corpo e educação em suas diferentes linguagens, tempos e espaços, tratando de temas que abrangem as áreas de arte e de educação física. Compromissado com a produção de conhecimentos sobre educação estética, arte, educação física e o ensino, o LABORARTE vem procurando articular a docência na graduação e pós-graduação por meio de projetos de pesquisa nos quais participam alunos e docentes.

Transdisciplinar em Dança
Universidade Federal de Viçosa – UFV – MG
Líderes: Profª. Drª. Alba Pedreira Vieira e Profª Drª Maristela Moura Silva Lima

O Grupo de Pesquisa Transdisciplinar em Dança é constituído por Professores Assistentes e Adjuntos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Viçosa/MG, Universidade Federal da Bahia/BA, Centro Universitário do Leste de Minas Gerais/MG e da UNESP/SP. Participam também estudantes da Pós-graduação da Universidade Federal de Viçosa. Todos têm concentrado seus estudos, em geral, na área da Dança, em especial na História da Dança, nos Processos Criativos em Dança, nos estudos sobre Dança e Educação, nos estudos sobre as Práticas de Ensino em Dança e nos estudos sobre Dança e Sociedade.

Pesquisadores

Joana Ribeiro da Silva Tavares Coordenadora da Área de Dança da Universidade Angel Vianna – RJ.

 Rita de Cássia do Nascimento Quadros Mendes Professora da Área de Dança da Secretaria Municipal da Educação da Prefeitura de Santos– SP.

Wilton Garcia Docente da Universidade Braz Cubas – SP