Os organizadores constataram que a participação foi intensa nos dois dias destinados ao evento. A programação pode ser cumprida integralmente, sem comprometer a abertura para intervenções diretas de todos os presentes. Junto com a recepção calorosa, o encontro assumiu o tom de diálogo, respeito à diversidade de formações de todos, origens e organização dos grupos. Predominou o interesse pelas diferentes posturas teóricas e acadêmicas, decorrendo em ampla abertura de possibilidades interativas.

Do ponto de vista quantitativo, vimos que o tema dança é atraente, pois durante a divulgação do evento houve 529 acessos ao site do evento, ligado ao do Instituto de Artes da Unesp/SP, no qual se efetivaram noventa e duas inscrições. Os primeiros contatos com os participantes se deram no blog específico.

A divulgação também foi feita com o envio de flyers e distribuição de 500 cartazes e 1500 postais em diversas frentes de atividades ligadas à dança e afins. Esta, além de atingir as pessoas que prestigiaram a proposta, fez com que a revista eletrônica Idança ao tomar conhecimento da iniciativa passasse a colaborar espontaneamente na divulgação.

Dos 14 (quatorze) grupos convidados, compareceram 06 (seis), representados por 20 pesquisadores vinculados a reconhecidas instituições e entidades que desenvolvem atividades na área de Dança e afins, como a Educação Física, Teatro, Fotografia e Educação, nos Estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Além destes, ainda houve a participação de vários especialistas do fazer acadêmico-artístico-técnico. Desse entrelaçamento de atuações, pode-se observar no ENGRUPEdança 2007, que a ciência de uma arte pode se transformar numa poética da ciência.
No curto prazo pós-evento, constatamos a cobertura feita pela Unesp e divulgada no Portal Unesp e no Portal Universia.

O contato entre os participantes tem sido mantido para a elaboração dos materiais e pretende-se em médio e longo prazo, estender a teia ora constituída, abrir e aprofundar relações.

A avaliação recebida dos participantes apontou que a condução do evento deu-se no ritmo definido pela ponderação entre o que estava planejado e a demanda emergente a cada etapa legitimada pelo reconhecimento de sua relevância pelo grupo. Seguiu naturalmente a tendência mencionada no decorrer de sua realização sobre características que constituem a contemporaneidade: o inacabado, o interlugar, as novas tecnologias, as idéias de inovação; o que instiga a flexibilidade e continuidade sustentável. Mostraram-se satisfeitos e motivados a dar visualidade e continuidade, bem como assumir o devido compromisso com o que foi decidido coletivamente.

Acredita-se que a veiculação de todo o material a ser editado com o conteúdo do evento, a exemplo deste CD-ROM se constituirá em rica fonte de pesquisa e recurso didático por fornecer uma fotografia sobre o trabalho do grupo amostral ora focalizado e; ainda mais, pela disponibilidade de dados que poderão ser analisados por diversos ângulos e olhares, permitindo distintas compreensões do momento e de perspectivas para o desenvolvimento da área da Dança.

As decisões assumidas pelos participantes desvelam a disposição em se alcançar a condição para o estabelecimento de um trabalho em que a pesquisa ocorra em colaboração, ou seja, realizada em conjunto em todas as suas fases, desde a elaboração do projeto. A abertura para realizar discussões, demonstrada pela disposição em ouvir diversas opiniões extrapolando o tempo previsto para tal, no intento de se encontrarem pontos de convergência em meio a interesses e referenciais distintos, constituiu-se no indicador marcante da capacidade dos participantes para realizarem trabalho em equipe. Uma tendência desejável para a cultura do Século XXI.

Por fim, considera-se que houve um real encontro, do qual se partiu da particularidade de cada grupo para a identificação de necessidades, interesses e possibilidades de realizações coletivas voltadas à implementação de ações que concorram para o crescimento da área da Dança, através da busca de fomento e incentivos materiais, acadêmicos e profissionais. Ficou clara a pretensão em se mobilizarem esforços para realização de pesquisa em dança que abranja todos os níveis e campos que se vislumbre sua efetiva ocorrência. Desse modo, entende-se que o propósito do ENGRUPEdança 2007 foi plenamente alcançado e ficou garantida a sua reedição.